segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Resenha Crítica: As Crônicas do Mundo Emerso – A garota da Terra do Vento

Capa: A Garota da Terra do Vento.
        Se você procura um bom livro com elementos de fantasia medieval à la Terra Média, você acaba de encontrá-lo. A garota da Terra do Vento é o primeiro livro da trilogia das Crônicas do Mundo Emerso, num universo muito bem criado pela autora Licia Troisi, onde há magia, anões, humanos, dragões, semi-elfos e outras criaturas dentro desse contexto.

O livro se passa no Mundo Emerso, onde criaturas de diferentes raças vivem e enfrentam um problema em comum, o Tirano, que já conquistou metade do Mundo Emerso, e que continua avançando e pressionando cada vez mais as terras livres. Nesse contexto, surge Nihal, que ainda não faz ideia do que estar por vir, mas sabe de uma coisa, que quer se tornar um cavaleiro de Dragão e quer ter sua vingança contra o Tirano. Por ser mulher, Nihal é desacreditada por muitos, com poucos para ajudar e inúmeros para dificultar o seu caminho, mas aos poucos vai mostrando o seu valor, descobrindo mais sobre sua história misteriosa e chegando perto de seu objetivo.

 Com o avanço da história, presenciamos o desenvolvimento e as conquistas tanto de Nihal quanto de seus companheiros a sua volta. Isso faz com que criemos afeto com os personagens e que fiquemos numa certa expectativa pelo seu sucesso. Os capítulos são bem narrados, com descrições bem precisas sobre os personagens e o ambiente, o que facilita muito na visualização mental dos acontecimentos. O enredo é bem atraente, e corre numa espontaneidade que faz com que nos tornemos cada vez mais seduzidos pela história, o que nos faz sempre querer ler mais um capítulo antes de parar.

Com muitos detalhes, Licia narra a história de Nihal com fluidez e leveza, desde seu amadurecimento de jovem garota até uma guerreira sanguinária movida pela vingança. O livro é bem cativante, com personagens carismáticos e uma trama envolvente. A autora consegue prender o leitor e fazer com que se sinta bem próximo do Mundo Emerso. Apresenta uma linguagem relativamente fácil e limpa, sem muitas palavras complicadas e cenas extremamente fortes. Isso não significa que os leitores mais exigentes e “hardcores” não irão gostar, muito pelo contrário, Licia conserva um equilíbrio muito bem mantido na história, o que não o torna nem infantil nem pesado demais e consegue atrair públicos de diferentes faixas etárias.



- Mauricio -

Resenha Crítica: As Crônicas do Mundo Emerso - A Missão de Senar



Capa: A Missã de Senar.
     A missão de Senar é o segundo livro das crônicas do mundo emerso. A história se passa logo depois dos acontecimentos do primeiro livro, Licia Troisi não quis dar tempo pras coisas se acalmarem no Mundo Emerso e continuou no ritmo empolgante do livro anterior. Senar, que se mostrou um amigo importante para Nihal, não é mais somente um mago qualquer, agora é um membro do conselho dos magos, mesmo assim, é subestimado pela sua jovem idade, os outros conselheiros acham que Soana só o escolheu porque era seu pupilo favorito, mas não é bem assim, ela sabia e acreditava em seu potencial, e em A Missão de Senar, ele é capaz de provar isso. 


     O Mundo Emerso se encontra sem muitas saídas, o Tirano continua a conquistar terras após terras e o conselho dos magos está um caos, a derrota é quase certa. Impelido pela necessidade, Senar se vê na obrigação agir, não quer ter o título de conselheiro só por um capricho, quer mostrar que também o merece, resolve jogar na mesa uma questão há muito tempo ignorada, o mundo Submerso. Ninguém que esteja no mundo emerso sabe onde fica, muitos duvidam até de sua existência, mesmo assim Senar quer tentar, não vê outra solução, então, mesmo sem muita orientação tenta ir atrás desse mundo já esquecido. Nihal continua com seu treinamento de cavaleiro de Dragão com Ido, mas há coisas que ela já não pode mais ignorar, seu passado.


     Licia Troisi continua deixando a trama com um ar emocionante e empolgante, vemos uma leve mudança na linguagem desse livro para o anterior, A Garota do Vento era cheio de "tus" e "vós", já A Missão de Senar apresenta uma escrita mais comum a linguagem coloquial que usamos no dia a dia.A Missão de Senar é um livro que não deixa nada a desejar, emoção, angústia, ação e te deixa numa ânsia pelo próximo livro, O Talismã do Poder, que será abordado em uma outra postagem.

- Mauricio -

Resenha Crítica: As Crônicas do Mundo Emerso - O Talismã do Poder

Capa: O Talismã do Poder.
     Vamos agora para o capítulo final da história de Nihal e Senar, o último livro da trilogia As Crônicas do Mundo Emerso, que se chama O Talismã do Poder.

     O Mundo Emerso continua a cair em ruína, o conselho dos magos não sabem mais o que fazer, Senar conseguiu a ajuda do reino de Zalênia, mas as tropas ainda demorarão para se deslocarem do mundo Submerso e agora os habitantes do Mundo Emerso lutam contra um inimigo que parece ser invencível, o exército dos mortos. O Tirano não mediu esforços pra acabar de uma vez com as Terras Livres e aumentar o seu império. Enquanto isso Nihal, Senar e Laio se encontram em busca das gemas do talismã do poder, que é a arma definitiva que trará a vitória para o exército das Terras Livres. Cada gema de se encontra em um templo e cada terra do Mundo Emerso possuí um, nossos heróis terão de passar por todas as terras em busca do poder do talismã, estando elas conquistadas ou não. Será uma viagem difícil e coisas inesperadas podem acontecer... 

     A linguagem continua na mesma pegada do livro anterior, enquanto a emoção e a expectativa só aumentam. O final da história é algo que ficará durante um bom tempo gravado em suas memórias, Licia consegue encerrar o livro de um jeito que consegue deixar o leitor tanto abalado quanto conformado. Épico seria a palavra certa para defini-lo. É difícil dar adeus à história de Nihal, Licia sabe como ninguém nos fazer sentir as sensações e os pensamentos dos personagens, tanto que criamos muito afeto com eles e é difícil ter de dizer adeus a alguns. Já faz alguns anos que li esse livro e ainda sinto um vazio quando lembro do Mundo Emerso, Licia conseguiu deixar essa sensação em mim, é muito provável que ela deixe em vocês também!

- Mauricio -

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Bem-vindos ao Blog Daquele Livro!

Olá pessoal! 

Sejam bem-vindos ao blog Daquele Livro!

     Somos novos por aqui e acredito que vocês que estão lendo isso também, portanto, farei uma breve resumo sobre a história do blog para vocês terem uma noção do que se trata. Bem o blog Daquele Livro é um projeto feito por Maiki, meu amigo, e por mim, Mauricio, ele é dedicado à críticas, resenhas e resenhas críticas de livros lidos por nós. Pensamos em fazer isso pois ler é algo que gostamos muito de fazer, queríamos dar a nossa opinião sobre o que lemos e acreditamos que assim ajudamos a divulgar um pouco da cultura literária, isso é importante pra nós e pode ser útil pra vocês que lerão, pois se ainda não conhecem os livros aqui citados, poderão ter uma noção do que está por vir e quem sabe, lê-los algum dia, que é o que esperamos.

     Sintam-se à vontade para dar suas opiniões sobre nosso trabalho, toda observação é importante, por menor que seja. O feedback é interessante para sabermos aonde devemos melhorar.

Sem mais delongas, aproveitem o blog e boa leitura! :)


- Mauricio -