segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Resenha Crítica: As Crônicas do Mundo Emerso – A garota da Terra do Vento

Capa: A Garota da Terra do Vento.
        Se você procura um bom livro com elementos de fantasia medieval à la Terra Média, você acaba de encontrá-lo. A garota da Terra do Vento é o primeiro livro da trilogia das Crônicas do Mundo Emerso, num universo muito bem criado pela autora Licia Troisi, onde há magia, anões, humanos, dragões, semi-elfos e outras criaturas dentro desse contexto.

O livro se passa no Mundo Emerso, onde criaturas de diferentes raças vivem e enfrentam um problema em comum, o Tirano, que já conquistou metade do Mundo Emerso, e que continua avançando e pressionando cada vez mais as terras livres. Nesse contexto, surge Nihal, que ainda não faz ideia do que estar por vir, mas sabe de uma coisa, que quer se tornar um cavaleiro de Dragão e quer ter sua vingança contra o Tirano. Por ser mulher, Nihal é desacreditada por muitos, com poucos para ajudar e inúmeros para dificultar o seu caminho, mas aos poucos vai mostrando o seu valor, descobrindo mais sobre sua história misteriosa e chegando perto de seu objetivo.

 Com o avanço da história, presenciamos o desenvolvimento e as conquistas tanto de Nihal quanto de seus companheiros a sua volta. Isso faz com que criemos afeto com os personagens e que fiquemos numa certa expectativa pelo seu sucesso. Os capítulos são bem narrados, com descrições bem precisas sobre os personagens e o ambiente, o que facilita muito na visualização mental dos acontecimentos. O enredo é bem atraente, e corre numa espontaneidade que faz com que nos tornemos cada vez mais seduzidos pela história, o que nos faz sempre querer ler mais um capítulo antes de parar.

Com muitos detalhes, Licia narra a história de Nihal com fluidez e leveza, desde seu amadurecimento de jovem garota até uma guerreira sanguinária movida pela vingança. O livro é bem cativante, com personagens carismáticos e uma trama envolvente. A autora consegue prender o leitor e fazer com que se sinta bem próximo do Mundo Emerso. Apresenta uma linguagem relativamente fácil e limpa, sem muitas palavras complicadas e cenas extremamente fortes. Isso não significa que os leitores mais exigentes e “hardcores” não irão gostar, muito pelo contrário, Licia conserva um equilíbrio muito bem mantido na história, o que não o torna nem infantil nem pesado demais e consegue atrair públicos de diferentes faixas etárias.



- Mauricio -

Nenhum comentário:

Postar um comentário